sábado, 22 de novembro de 2008

RECEITAS


GELÉIA PICANTE DE TOMATE VERMELHO
Ingredientes:
1kg de tomates maduros e graúdos sem ser do tipo para salada;
2 colheres (de sopa) de azeite extravirgem;
1 cebola de tamanho médio, muito bem picada;
1 ou 2 dentes de alho (à sua escolha) picados;
1 colher (de chá) de pimenta vermelha picada;
1 pedaço de canela em pau;
1 colher (de chá) de cominho (opcional);
50g de manteiga sem sal (1/4 de pacote);
2 colheres (de sopa) de açúcar;
ramo de tomilho;
sal e pimenta-do-reino que bastem.

Modo de fazer:Retire a pele dos tomates fazendo um X com uma faca afiada na parte de cima; coloque numa vasilha e cubra com água fervendo. Deixe por um ou dois minutos, escorra. A pele sairá com facilidade. Elimine as sementes e pique grosseiramente.Coloque o azeite numa panela suficiente para todos os ingredientes, leve ao fogo e refogue a cebola e o alho por aproximadamente cinco minutos. Acrescente os temperos (pimenta vermelha, cominho, tomilho, sal e pimenta-do-reino) e cozinhe por cerca de dois minutos.Junte tomate, o pau de canela, a manteiga e o açúcar e cozinhe em fogo de médio para baixo por cerca de 30 minutos. Deverá ficar com consistência de geléia. Prove e corrija os temperos. Coloque numa vasilha com tampa e guarde na geladeira. Essa geléia se conserva na geladeira por cerca de duas a três semanas.Nota: É excelente acompanhamento para carnes de porco, hambúrgueres, sanduíches e peito de frango.Rendimento: Para quatro pessoas
Postado por Luís André às 09:47 0 comentários

3 MOLHOS PARA MASSA
Use estes molhos simples para uma refeição gostosa e econômica. Uma boa idéia é preparar com antecedência e deixar de reserva no freezer ou na geladeira.
TOMATE (para 6 pessoas)
Ingredientes
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
1 cebola média ralada ou bem picada
1 dente de alho amassado (opcional)
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 caixa de purê de tomate (ou 600g de suco de tomate)
1 colher de sopa de manjericão seco (ou 1 colher de chá seco)1 colher de chá de sal1 pitada de pimenta-do-reino
1 colher de chá de açúcar

Modo de fazer
Derreta a manteiga (ou margarina), junte a cebola e refogue por 10 minutos em fogo baixo, sem deixar escurecer. Junte o alho, cozinhe por dois minutos e adicione a farinha, misturando bem.Retire do fogo e junte o tomate, mexendo bem para misturar com a farinha. Junte o manjericão, leve novamente ao fogo e espere ferver. Baixe o fogo e deixe cozinhar (em fogo brando) por mais 20 minutos, mexendo de vez em quando. Junte, então, o sal, a pimenta e o açúcar. Use este molho com qualquer tipo de macarrão.

MOLHO BOLONHESA (para 4 pessoas)
Ingredientes
4 colheres de sopa de azeite
1/2 kg de carne moída (sem gordura ou fibra)
1 cebola grande ralada ou picadinha
1/2 xícara de salsão bem picado
1 colher de sopa de extrato de tomate
1/4 de xícara de leite
1 colher de chá de sal
1 pitada de pimenta-do-reino
1/2 colher de chá de noz-moscada
2 xícaras de purê de tomate
3 xícaras de água fervendo ou caldo de carne

Modo de fazer
Use panela funda para aquecer o azeite. Junte a carne moída e mexa bem. Deixe a carne fritar até ficar corada (10 minutos). Junte a cebola e o salsão, mexendo sempre. Junte o extrato de tomate e frite bem. No fogo alto, junte o leite e os temperos, misture e deixe ferver.Diminua o fogo e cozinhe até que o leite evapore, mexendo de vez em quando. Junte o purê de tomate, mexa bem e junte a água. Quando ferver, ponha o fogo no mínimo e deixe cozinhar por uma hora, mexendo de vez em quando.

MOLHO BRANCO (para 6 pessoas)
Ingredientes

Para o leite aromatizado:
1/2 litro de leite1 cebola (média) espetada com 4 cravos
1 folha de louro
1 lasca de noz-moscada ou 1/2 colher de chá de noz-moscada em pó
1 cenoura pequena picada

Para o molho:
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
1/2 xícara de farinha de trigo
1 copo de iogurte natural
1 colher de chá de sal
1 pitada de pimenta (opcional)

Modo de fazer
Primeiro faça o leite aromatizado: ponha todos os ingredientes numa panela funda e cozinhe em fogo baixo por 30 minutos. Retire e coe.Para fazer o molho: derreta a manteiga (ou margarina) numa panela grossa, junte a farinha de trigo e mexa por alguns minutos.Retire do fogo, ponha o leite com esta mistura no liquidificador e bata. Volte a mistura ao fogo e cozinhe por 20 minutos, mexendo sempre até ter um creme liso e espesso. Junte o iogurte, o sal e a pimenta. Varie juntando presunto, atum ou ervilhas.
PARA GELAR E CONGELAR
O molho de tomate e o bolonhesa podem ser mantidos na geladeira por até três dias, do modo como são feitos. No caso do molho branco, deixe para juntar o iogurte apenas na hora de aquecer e servir. Estes molhos também podem ser congelados. Neste caso, lembre-se que o tempero tende a ficar acentuado quando é congelado.
Postado por Luís André às 09:41 0 comentários

SARDINHAS EM CONSERVA
Ingredientes
1 cebola grande picada
3 dentes grandes de alho amassados
2 copos (tipo americano) de vinagre de álcool (branco)
1 copo (tipo americano) de óleo de soja
1 colher (sopa-cheia) de sal
1 colher (sopa) de extrato de tomate
1 colher (sopa-rasa) colorau
2 ½ kg de sardinhas frescas limpas sem cabeça e rabo

Modo de preparo
Numa panela de pressão de 4,5 litros, coloque a cebola, o alho, o vinagre, o óleo, o sal, o extrato de tomate e o colorau. Misture.Coloque as sardinhas dentro da panela, arrumando-as, chegando até a boca da panela. Leve ao fogo a panela tampada. Depois que pegar a pressão, deixe de 45 a 50 min (depende do tamanho da sardinha). Tire a pressão da panela e um pouco do caldo.Deixe esfriar por 15 min e retire as sardinhas cuidadosamente para não quebrar.
Postado por Luís André às 09:38 0 comentários

AZEITE EXTRA-VIRGEM
Existem milhares de tipos de azeites de oliva pelo mundo todo. No Oriente, incluindo a China e a Tailândia, os melhores produtos são usados não na cozinha, mas para cosméticos, cremes e massagens.O extra-virgem é feito com a primeira espremedura a frio, moe-se tudo junto, e aquela azeitona amarga, horrível se transforma num óleo de sabor inigualável, adocicado e absolutamente saudável. O interessante é que o bagaço dessa moagem é combustível para as caldeiras que movimentam as fábricas, que sempre são no campo, ao lado dos olivais.Para ser extra-virgem, a azeitona tem que ser processada em poucas horas, não pode ser ferida ­– por isso embaixo de todas as oliveiras tem uma espécie de expansão, como um colchão de espuma para o fruto não furar nem ser machucado – e tem no máximo 0,5% de acidez (no caso, ácidos graxos, maus para o colesterol). O restante, 99,5% de ácidos oléicos, são excelentes para o colesterol. Não emagrecem, são apenas bons para a saúde.Hoje em tudo que é supermercado já se encontram os extra-virgens Borges, por exemplo. Temos os monovarietais, produzidos com um único tipo de azeitona. O que vem escrito na embalagem só extra-virgem, é na verdade um blended (mistura) de vários monovarietais. Vale a pena dar uma puxadinha no orçamento e ter este produto de primeiríssima. O importante é que seja na salada ou cozido. A gente tá precisando dar umas azeitadinhas na mesa do brasileiro.
SALADA DE FOLHAS COM VINAGRETE DE VINHO BRANCO
INGREDIENTES
2 tomates sem pele e sem sementes
1 cebola média picada
1 xícara de chá de cebolinha verde picada
1/2 xícara (chá) de vinho branco
4 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
1/2 xícara (chá) de azeite extra-virgem
Sal e aroeira (pimenta rosa) a gosto
MODO DE PREPARO
Coloque em uma tigela os tomates e a cebola, picados em cubos pequenos, a cebolinha, o vinho, o vinagre, o sal e a pimenta. Mexa com cuidado. Regue com o azeite e deixe descansar na geladeira por 10 minutos.
MOLHO DE QUEIJO PRATO COM REQUEIJÃO PARA SERVIR COM CARNE VERMELHA OU MASSA

INGREDIENTES
3 colheres(sopa) de azeite extra-virgem
1/2 xícara (chá) de vinho branco
1 tablete de caldo de galinha
1 xícara (chá) de queijo prato picado
3 colheres (sopa) de requeijão cremoso

MODO DE PREPARO
Coloque em uma panela o azeite, o vinho e o caldo de galinha (esfarelado). Leve ao fogo e deixe por 2 minutos. Junte o queijo e cozinhe até derreter. Misture o requeijão e retire do fogo.
Postado por Luís André às 09:17 0 comentários

TORTA DE QUEIJO E GOIABADA
ingredientes para massa
-½ embalagem de biscoito Maizena®
-150g de manteiga ou margarina com alto grau de lipídios

ingredientes para o recheio
-250g de queijo fresco (ricota)
-2 ovos
-½ xícara de chá de açúcar
-1 xícara de chá de creme de leite
-½ xícara de leite
-1 colher de amido de milho (Maizena®)
-raspas de limão

ingredientes para a cobertura
-250g de goiabada
-1 xícara de água

modo de preparo da massa
triture a bolacha e misture o preparo com a manteiga ou margarinaamasse a mistura até deixá-la uniforme.Com as mãos, forre a forma com a massa resultante distribuindo-a por toda a extensão e lateral (para um melhor resultado, utilize uma forma cuja lateral possa ser destacada)
modo de preparo do recheio
bata todos os ingredientes para o recheio no liquidificador até ter a consistência de um creme.Coloque sobre a massa e leve para assar em forno pré-aquecido até que fique firme (aproximadamente 30 minutos).

modo de preparo da cobertura
pique a goiabada em cubos de tamanho médio e adicione de ½ a 1 xícara de água em uma panela.Ferva o composto até derreter.Forre a parte superior da torta fazendo movimentos circulares.Está pronta a Torta de Queijo e Goiabada, também conhecida por Torta Mineira. Deixe-a gelar por cerca de 2 horas antes de servir. Isso deixa o recheio de queijo mais consistente e endurece a cobertura.
Postado por Luís André às 08:24 0 comentários

BOLO DE LARANJA
ingredientes
-1 laranja descascada;
-3 ovos;
1 xícara das de chá de óleo de soja;
3 xícaras das de chá de farinha de trigo;
2 xícaras das de chá de açúcar;
1 colher das de sopa de fermento químico em pó.

modo de preparo
ligue o forno em temperatura média, ;bata bem no liquidificador a laranja, o óleo e os ovos ;coloque a mistura em uma bacia e junte os demais ingredientes;unte uma assadeira e depois enfarinhe e então coloque a mistura;coloque a assadeira no forno por cerca de 40 minutos; depois de assado, espalhe calda de laranja sobre o bolo.
Postado por Luís André às 08:05 0 comentários

CALDA DE LARANJA
ingredientes
1 xícara de suco de laranja coado;
3/4 xícara de açucar.

modo de preparo
adicione o suco de laranja e o açúcar em uma panela e coloque para ferver;vá mexendo e desligue apenas quando engrossar um pouco;derrame a calda sobre o bolo ainda quente.Dica: minha irmã disse que dá para fazer com açúcar de confeiteiro, que traz a vantagem de ficar igual bolo de padaria. Ainda segundo ela, açucar de confeiteiro é caro, mas a emoção de fazer um bolo ficar igual de padaria faz compensar!

Nenhum comentário: